Imagine a cena… Um cliente acessa seu portal e abre um chamado via chatbot para uma ordem de serviço de reparo em domicílio. A ordem de serviço é gerada e automaticamente é roteada para o mais próximo técnico disponível. A ordem aparece a esse prestador de serviço em seu computador móvel que aceita a ordem imediatamente.
Também de forma automática, o cliente é notificado e pode acompanhar em tempo real o deslocamento do técnico com a provável hora de chegada. Em caso de problemas, o técnico pode entrar em contato com o cliente em tempo real.
Ao executar o serviço, o técnico se depara com o problema, mas pode, ali mesmo, consultar checklists, base de conhecimento, dados do equipamento… tudo em seu computador móvel, podendo, inclusive, solicitar apoio remoto.
Ao fim da prestação do serviço, o técnico registra informações do chamado na ordem de serviço em seu computador móvel, gera um comprovante impresso em sua impressora portátil com as atividades realizadas ou peças a serem cobradas posteriormente e finaliza com uma assinatura digital do cliente.
Também com a integração a uma aplicação de CRM, pode ser enviado uma notificação de pesquisa de satisfação ao cliente, assim que finaliza a ordem de serviço.
Com a automação e integração de serviços em campo, os dados das ordens de serviço podem ser analisados em tempo real e servir de base para alterações nos processos, assim como gatilho para ações proativas e evitar interrupções no serviço prestado.