É difícil imaginar o funcionamento do ambiente corporativo sem o uso de dispositivos móveis – principalmente os smartphones – na comunicação com clientes, fornecedores e funcionários, entre outras tarefas rotineiras. Ainda mais no Brasil, onde existe mais de um aparelho ativo por habitante, o Mobile Device Management (MDM), software com o qual os administradores de TI podem gerenciar com segurança todos os equipamentos em um único portal, é uma peça fundamental.
Veja abaixo as principais funcionalidades que essa ferramenta oferece.
INSTALAÇÃO REMOTA DE APLICATIVOS
Uma das grandes vantagens do MDM é sua capacidade de permitir a instalação e configuração de aplicativos remotamente. Essa funcionalidade oferece aos gestores uma grande economia de tempo e trabalho, já que isso pode ser feito em diversos dispositivos ao mesmo tempo, em poucos cliques.
Além da praticidade, essa função também garante que os colaboradores contem com os softwares sempre atualizados para executarem suas atividades com eficiência.
GESTÃO DE APLICATIVOS, CHAMADAS E REDES
Os sistemas de Mobile Device Management oferecem um nível de controle capaz de monitorar e permitir que os dispositivos utilizem somente aplicativos selecionados e que sejam úteis para as atividades da empresa.
Além disso, também possibilitam que sejam criados padrões específicos para diferentes tipos de usuário e de setor, aplicando-os imediatamente, permitindo gerenciar todos os tipos de conexão nos aparelhos (wi-fi, internet móvel e Bluetooth), selecionando quais os sites, redes e números de telefone permitidos.
RASTREIO VIA SATÉLITE (GEOFENCING)
Esse recurso é extremamente útil para a segurança de funcionários e empresas, em especial do setor de transporte e logística, por exemplo. Através dele, o MDM permite localizar aparelhos por meio do GPS, além de rastrear deslocamentos em períodos determinados, identificando oportunidades para otimizar as rotas, além de analisar a produtividade das equipes.
Por meio do rastreio via satélite, ou geofencing, é possível conferir a posição geográfica de cada dispositivo no mapa e caso ocorra alguma anomalia, as providências podem ser tomadas imediatamente. Lembrando que para identificar e monitorar cada pessoa, é preciso o seu consentimento, de acordo com a LGPD.
BLOQUEIO DE FUNÇÕES E ELIMINAÇÃO DE DADOS
Essas funções permitem controlar diversas configurações em cada dispositivo móvel, permitindo ativar ou desativar câmera, microfone, conexões Bluetooth, USB, entre outras.
Também é possível fazer bloqueios de acordo com determinadas janelas de tempo. A empresa pode liberar o acesso a determinados aplicativos somente durante o horário de expediente do colaborador, impedindo o acesso no período noturno, por exemplo.
Algumas plataformas de MDM já têm pré-configuradas o “modo motorista”, que bloqueia a utilização de todos os aplicativos – com exceção dos apps de mapa, trânsito e navegação – quando detecta que o dispositivo está se movendo em uma velocidade maior do que 20 km/h.
Em relação à segurança digital, também é possível realizar um Wipe Remoto, que é o apagamento de dados. No caso de situações suspeitas, essa ação impede que dados sensíveis sejam usados de maneira indevida.
MONITORAMENTO E CONTROLE DE CUSTOS
As soluções de MDM também são uma excelente forma de monitorar e reduzir o consumo de pacotes de minutos e dados. Para isso, os softwares de Mobile Device Management permitem controlar e limitar o tempo de chamadas telefônicas, bem como identificar e restringir o consumo de dados móveis, qual o tipo de rede e quais aplicativos são utilizados, de forma individual, se for o caso.
Dessa forma, a gestão de telecom consegue aumentar ou reduzir planos de dados e minutos, de acordo com as reais necessidade de negócio, além de descobrir onde podem ser feitas melhorias, para cada setor ou cada colaborador.
CONTROLE DE INVENTÁRIO
Outra funcionalidade extremamente prática e útil do MDM é a capacidade que essa ferramenta oferece para controlar um inventário, com as informações recentes e completas sobre dispositivos móveis.
Assim, é simples de manter a atualização dos dados sobre cada aparelho, bem como ativar novas linhas, desativar linhas sem uso, inserir e excluir novos usuários no sistema, entre outros recursos valiosos para otimizar tempo, trabalho e dinheiro.