É muito comum a confusão entre Leitor e Coletor de Dados. Muitos pensam ser o mesmo dispositivo. Mas não são, eles são dispositivos distintos.
O Leitor e o Coletor de Dados, no mercado de Identificação Automática e Captura de Dados (AIDC), são dispositivos capazes de ler código de barras e RFID, porém o Leitor de Dados apenas lê o código de barras ou ondas de radiofrequência se for RFID.
O leitor precisa estar conectado a um computador para seu funcionamento, seja via cabo, bluetooth ou wi-fi. Já o Coletor de Dados, não só lê o código de barras ou RFID, mas também processa os dados, ou seja, armazena o dado e pode ser processado via um sistema ou aplicativo, por isso também recebe o nome de computador móvel ou computador de mão.
O design do Coletor de Dados pode se assemelhar bastante com um Leitor de Dados, mas é possível encontrá-lo na forma de um computador de mão, com empunhadura para torná-lo mais ergonômico, com acessórios para ser vestido pelo colaborador
e até mesmo para ser usado em veículos (Veicular).
Ou seja, o leitor é indicado para apenas capturar os dados e precisa estar conectado a um computador, já o Coletor, além de capturar, também armazena e processa o dado.
Em dúvida qual é o melhor ou mais adequado para sua empresa?