Dez tendências do varejo virtual para 2023

 

O portal E-commerce Brasil fez um levantamento das tendências que vão operar no comércio online e elas são bem distintas. Por isso, vamos falar especialmente de cada uma delas e quais são seus impactos para os varejistas online.

 

Tendência nº 1: Compras em jornada híbrida

Pesquisas da área de vendas mostraram que, até julho de 2022, praticamente o mesmo percentual de público que comprou na internet também o fez nas lojas físicas, veja só:

Como visto, o virtual e o presencial tendem a se misturar naturalmente – tal fenômeno chama-se jornada de compra híbrida, que vem ampliando cada vez mais seu alcance devido à integração entre os diversos canais de vendas e/ou relacionamento das marcas com o público-alvo.

O consumidor brasileiro já possui grande maturidade de escolha entre esses canais para fazer sua compra.

A pesquisa sobre a qual falamos acima mostrou que a principal razão dos consumidores para comprar online são os preços mais atrativos, porém a maior desvantagem é o valor do frete.

Então, a adoção do modelo – faça sua compra na internet e retire na loja – dá ao consumidor toda a vantagem de comprar na internet, onde o produto costuma ser mais barato, sem arcar com o custo do frete. Essa opção também oferece maior rapidez para se estar com o produto em mãos.

 

Tendência nº 2: Vendas por meio de redes sociais

As vendas através das redes sociais – ou social commerce – é mais uma das tendências do varejo online para 2023 e vale tanto para compras feitas diretamente nas redes sociais quanto para as que se iniciam nas redes e depois são direcionadas para uma loja virtual.

Para compras diretas, a pesquisa apontou que 58% dos entrevistados revelaram ter comprado algo dentro do WhatsApp; no Instagram, esse percentual foi por volta de 47%.

Sobre as compras que se iniciam nas redes, as lives têm impulsionado a conversão das marcas – isso porque quatro em cada dez entrevistados afirmaram ter comprado algo depois de assistirem a uma live.

O social commerce deve se confirmar como uma tendência a se concretizar no varejo para 2023, e tem como foco a grande satisfação do público na experiência de compra:

Os artigos de vestuário e custos online têm sido as categorias com maior sucesso, mas itens como cosméticos, sapatos, celulares, maquiagem, livros, bolsas, acessórios e alimentos também têm alcançado bons resultados com o comércio nas redes sociais.

 

Tendência nº 3: Mais tecnologia durante o processo de compra

Aproximadamente 86% dos consumidores compreendem que a tecnologia ajuda muito durante o processo de compra – seja no meio digital, seja na loja física – e que pode ser melhorada com recursos.

A tecnologia mais difundida tem sido a do QR code, mas outras tecnologias ou ferramentas também são bastante utilizadas nas compras.

 

Tendência nº 4: Soluções tecnológicas inovadoras

A utilização de tecnologias nos e-commerce sempre foi tendência, e a inovação no setor não para.

Ao optar por ferramentas digitais, seu comércio consegue automatizar a comunicação e agilizar os processos de atendimento e de finalização da compra, tornando as operações mais eficientes.

Com o advento de soluções tecnológicas, ainda é possível para a loja extrair e armazenar os dados dos seus clientes, o que visa melhorar a experiência de compra por conhecer as preferências do consumidor.

Com esses dados, o e-commerce consegue otimizar suas campanhas de marketing e também criar promoções assertivas que convertem em maior número de vendas.

 

Tendência nº 5: Soluções logísticas mais eficientes e rápidas

A forma de entrega (e o custo dela) pode ser um dos pontos mais importantes para negócios de venda online, chegando ao ponto de ser decisiva para o comprador, já que impacta de forma direta no valor final do produto e na rapidez do recebimento da compra.

Várias empresas já investem em galpões logísticos cujo objetivo é otimizar as entregas, pois para aproximadamente 56% dos consumidores o nível de satisfação com uma loja é praticamente atrelado ao serviço de entrega.

Isso leva cada vez mais as empresas a colocarem muita atenção na questão da rapidez logística, pois em geral o consumidor espera que seus pedidos sejam entregues entre um e dois dias úteis.

A rapidez na entrega influencia 49% dos compradores, sinalizando o peso que os consumidores dão à velocidade com que seus pedidos chegam às suas casas.

 

Tendência nº 6: Crescimento das vendas regionais

Apesar de a entrega ainda ser mais importante para os compradores, o valor do frete também impacta na decisão de compra.

Como houve crescimento exponencial das vendas online, os serviços de entrega acabaram por elevar seus preços também. Por isso, há essa tendência do e-commerce que prioriza as vendas regionais.

Isso porque os clientes vão preferir finalizar a compra do vendedor que tiver o valor do frete mais em conta.

Além disso, os aplicativos de entrega de caráter regional ganham pontos na agilidade e no preço do frete, pois, dependendo da distância e do volume do produto, é uma excelente solução a ser oferecida ao cliente.

 

Tendência nº 7: Celular como o principal canal de compras

Uma tendência que se torna maior a cada ano é o uso do celular como canal primordial para as compras.

Até pouco tempo atrás, existia uma preferência do público consumidor de compras online para realização do processo apenas pelo computador, porém, atualmente, com o advento dos smartphones, que estão nas mãos de muitos consumidores – oferecendo muita agilidade -, os computadores ficaram para trás.

Tão para trás, que atualmente 76% dos consumidores online preferem usar o smartphone em vez do computador para fazer suas compras.

Nessa configuração, as lojas virtuais precisam necessariamente adaptar suas páginas da web para que a finalização da venda ocorra através do celular.

Quem é dono de um e-commerce precisa invariavelmente ter um investimento potente em segurança e na proteção de dados para transações das compras digitais.

Um estudo sobre mobile commerce mostrou que seis de cada dez consumidores online se definiram como compradores via mobile, ou seja, essas pessoas preferem utilizar o celular como meio principal de compra em detrimento de outros dispositivos, como computadores ou tablets.

 

Tendência nº 8: Chats serão o canal de atendimento mais popular

Investigações e pesquisas sobre atendimento ao consumidor identificaram que o primeiro método de atendimento utilizado pelos consumidores caso eles buscassem assistência técnica ou SAC seria o chat ao vivo com um agente da loja – em torno de 48% dos entrevistados -, desbancando até mesmo os canais mais tradicionais e conhecidos, como o bom e velho telefone que amargou 33%.

Sobre o chat ao vivo, a preferência dos consumidores por esse canal de suporte se deve a algumas das vantagens que ele oferece, como:

Devido a esse contexto, parece que as empresas já estão identificando a crescente demanda pelo chat ao vivo, pois a mesma entrevista revelou que aproximadamente 33% das pequenas e médias empresas entrevistadas pretendem explorar a ferramenta do chat ao vivo no futuro.

Mas, atualmente, entre pequenas e médias empresas, o principal canal utilizado ainda é o atendimento telefônico, marcando presença em 88% delas.

 

Tendência nº 9: Publicidade online para atração do consumidor

As compras ocorridas dentro das redes sociais, mesmo não sendo uma modalidade assim tão nova, persistem em pauta devido aos novos recursos corporativos em que as próprias plataformas estão investindo e lançando para melhorar as experiências de compra.

Pesquisas nessa área concluíram, após investigar o assunto, que cerca de 60% dos consumidores que compram por redes sociais já se sentiram influenciados por anúncios pagos dos e-commerces.

Em torno de 62% dos consumidores online já efetuaram compras via redes sociais na modalidade de compra que pode se iniciar com um clique numa publicação paga.

Isso corrobora a informação levantada de que o que mais influencia a pessoa a comprar nas redes sociais é a publicidade paga de determinada marca ou produto. Em segundo lugar, aparece a parceria ou o anúncio pago de influenciadores e, em terceiro, o conteúdo não pago, como posts de amigos.

 

Tendência nº 10: Programas de economia por recorrência

A economia de recorrência é um termo empregado para nomear as compras baseadas em serviços de assinaturas.

Essa modalidade parece estar se fortalecendo em terras brasileiras e é uma forte tendência para os e-commerces em 2023.

Nesse modelo, o usuário paga uma assinatura mensal ou anual e recebe acesso a um determinado serviço ou recebe produtos escolhidos com periodicidade pré-estabelecida.

Vários consumidores, ao serem questionados sobre essa modalidade de compra, concordam que as empresas irão, sim, passar a investir mais fortemente nesse modelo de negócio nos próximos anos.

Ainda, mais de 80% dos consumidores se mostraram bem dispostos a realizar uma assinatura de um programa de economia de recorrência em casos em que uma marca que apreciam passasse a oferecer produtos ou serviços dentro dessa modalidade.

Isso mostra que as pessoas têm grande tendência a optar por um serviço de assinatura de um e-commerce que oferece produtos de qualidade, de marcas reconhecidas e com um bom custo-benefício.

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