O Trade Marketing tem funções muito claras em uma empresa. Para o sucesso de determinada marca, o mercado precisa estar disposto a aceitar o que essa empresa produz, e isso só acontece com práticas eficientes.
Além disso, é fundamental ter relações vantajosas com os canais, mas de modo que esses distribuidores saiam ganhando também. Mas quais as funções do Trade Marketing? Separamos algumas pra você:
– Estabelecer relações de “ganha-ganha” com os canais
A parceria com os canais só se concretiza quando ambos conseguem colher vantagens dessa relação. A empresa que produz está em busca de vender a sua mercadoria e, para isso, busca varejistas que sejam interessantes do ponto de vista de seu público-alvo.
Para facilitar a exposição e as ações nesses locais, o canal de venda também busca vantagens, ou seja, um bom volume de vendas. Para fortalecer essa parceria, o distribuidor precisa se certificar de que a mercadoria que coloca em suas prateleiras realmente interessa ao seu consumidor.
Para isso, a estratégia de Trade Marketing deve trabalhar para reforçar esse valor. A longo prazo, os bons resultados de venda justificam a relação.
– Manter os produtos relevantes no mercado
A competitividade é uma das questões que mais fazem empresas trabalharem em qualificação, inovação, valorização da marca e também em marketing.
O fluxo de chegada de novos concorrentes é alto e, por isso, é importante trabalhar para manter a relevância da mercadoria já estabilizada. A proposta é não deixar que ela se torne obsoleta diante das novidades.
Em meio a esse contexto, o papel do Trade Marketing é reforçar o tempo todo o valor do que a empresa vende. Ações diversas podem ser feitas dentro desses canais, contando também com o Marketing de Ativação, com as ações de sampling e também garantindo que o produto estará sempre nos varejistas adequados, com a exposição necessária.
– Conquistar a preferência e ser referência
A sobrevivência de um produto no mercado depende de sua presença. Quanto mais ele atender às necessidades do público, maiores serão suas chances de se tornar preferência.
Acontece que, por mais que a mercadoria seja a mais qualificada, ela não conseguirá atingir esse patamar sem um trabalho eficaz nos pontos de venda. Essa presença deve ser, além de ampla, estratégica e gerar desejo de consumo.
Só o Trade Marketing é capaz de realizar esse trabalho de forma contínua. Como resultado, cada vez mais esses produtos estão entre as preferências do mercado e ainda podem evoluir para chegar ao status de referência.
Nesse caso, se você vende um sabão em pó, toda vez que um consumidor pensar nesse produto, é no da sua marca que ele vai lembrar primeiramente.