À primeira vista, a atividade de gerenciamento do parque tecnológico de uma empresa parece uma tarefa simples. Porém, com a aceleração digital, as companhias contam com um número cada vez maior de equipamentos, o que exige muita atenção.
O uso de tablets, notebooks e smartphones fora do ambiente dos escritórios ganhou tração e a perspectiva é de crescer ainda mais. Colaboradores do varejo, de empresas de transporte e logística, da área da saúde e, principalmente, equipes de força de vendas utilizam esses equipamentos em campo, o que dificulta ainda mais a gestão dos mesmos.
Todos esses equipamentos precisam de gerenciamento on-line, que inclui atualização de softwares, monitoramento, controle de acessos e outras atividades que garantem a segurança dos dados da empresa. Também, é preciso uma estratégia logística para garantir a entrega, reposição e retirada de equipamentos de forma descentralizada.
Essas atividades exigem demais das equipes internas de TI, que deveriam estar 100% envolvidas com iniciativas estratégicas vitais para a continuidade dos negócios como a segurança cibernética.
Tem sido um grande desafio para as empresas recrutarem e manterem seus profissionais de TI. Por isso, é muito mais eficaz mantê-los em projetos prioritários e terceirizar com companhias especializadas o gerenciamento dos ativos.
Além disso, ao optar pelo outsourcing de notebooks e smartphones, as empresas que operam com o modelo de home-office também se desobrigam da entrega e a manutenção desses equipamentos na casa dos colaboradores.