A pandemia de 2020 acelerou os negócios digitais e o crescimento dos e-commerces, que abarcam novas tecnologias e inovações no setor. O varejo teve que se adaptar aos novos modelos de negócios e de vendas – que “explodiu” em 2022 e que em 2023 deve apresentar um período de consolidação.
E a maioria das empresas do comércio varejista compreendeu a necessidade de ter um e-commerce aliado à loja física ou não.
Um estudo da USP revela que 87% dos pequenos e médios negócios aqui do Brasil já fazem suas vendas pela internet de alguma maneira:
Atingindo níveis altíssimos nos últimos anos, as vendas online vêm apresentando evolução constante no Brasil, por isso algumas tendências tendem a se manifestar nos e-commerces no ano de 2023.
É sobre esse assunto que falaremos hoje. Se você tem um e-commerce e quer saber quais as inovações, os hábitos e as ideias do comércio virtual, prossiga na leitura e fique bem informado.
O que 2023 reserva para os e-commerces
Os e-commerce trazem uma expectativa bem positiva para 2023, já que a popularização dos negócios virtuais em relação ao comércio presencial tem ganhado a preferência dos consumidores.
As compras no ambiente virtual e os maiores investimentos das empresas de logística, além da otimização de canais de vendas, são alguns dos responsáveis por essa preferência.
A inserção de novas estratégias de vendas, ideias específicas de marketing e opções de distribuição e logística tende a potencializar a perspectiva de um crescimento maior ainda para 2023.
E obviamente se os consumidores costumeiramente compram mais na modalidade online, como consequência aumenta o número de empreendedores em negócios digitais, das mais diversas categorias.
Como o comércio online já ultrapassou consideravelmente as vendas físicas, 2023 reserva um cenário muito positivo para a movimentação do varejo virtual.