A definição do tipo de etiqueta RFID é uma das tarefas mais importantes dentro de um projeto, sobretudo para definir a viabilidade da implantação. O custo de uma tag RFID é bem superior ao de uma etiqueta de código de barras impressa. Por isso, a importância de se analisar o produto a ser identificado.
Outro ponto importante para se levar em consideração na definição da etiqueta RFID são os fatores que interferem na leitura, como: distância, tamanho e local de colagem ou aplicação da tag.
Os produtos são distintos, podem ser objetos ou até mesmo seres vivos, logo é preciso ter em mente o local de fixação ou colagem da tag. Além disso, os leitores não são todos iguais. Enquanto alguns são projetados para maximizar o alcance da leitura, outros visam justamente o contrário: limitar ao máximo a distância. Um claro exemplo é o controle de acesso de pessoas a locais determinados. Por isso é importante que o sistema RFID seja específico para a aplicação definida.
Como vimos, fatores como o tipo de produto identificado, o tamanho, o ambiente e a posição de colagem da tag interferem na leitura. Há necessidade real de testes para a correta definição do tipo ideal para cada aplicação. Por isso, a definição da distância de leitura deve ser feita logo no início do projeto de etiqueta RFID evitando erros posteriores.