Os desafios na administração dos centros de saúde não param de nos surpreender, mas, por outro lado, as resoluções para tais problemas também surgem aos montes, principalmente quando amparamos a organização nos critérios da transformação digital.
Mas qual é o melhor caminho para que a gestão lide com tantas novidades e supere um cenário abarrotado de desafios?
Não há apenas uma resposta para desafios tão diversos e de recorrência flutuante. Contudo, devemos admitir que a transformação digital faz muita diferença em como os gestores enxergam os obstáculos, os enfrentam e os superam.
Por exemplo: no caso da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o acompanhamento da legislação deve ter seus critérios atualizados, já que a própria forma de reter e tratar os dados dos pacientes mudou com a lei geral. As equipes de gestão precisam não só saber do que as leis tratam, mas, também, direcionar os demais setores da organização – como a área de TI – para que o hospital se adeque às regras vigentes.
Nesse sentido, a transformação digital se faz presente tanto no processo de atualização da equipe, através da pesquisa e disseminação das principais normas a serem seguidas, como também na implementação dos protocolos. Estamos falando de sistemas, firewalls e digitalização responsável de documentos para garantir segurança às informações que passam, diariamente, pela TI hospitalar.
Se as medidas regulatórias tendem a inflar os investimentos de tecnologia da informação, elas também apresentam uma possibilidade de economia de recursos a longo prazo. Digitalizar os documentos, por exemplo, é essencial para evitar impressões desnecessárias que, por sua vez, impactam nos gastos com papéis, manutenção de equipamentos, tintas e espaço físico para os arquivos.
Por isso, não hesite em buscar parceiros qualificados na terceirização de equipamentos, softwares e insumos para garantir que a adoção de novas tecnologias seja uma escolha eficiente, e não um grande pesadelo.